A Feira da Terra, organizada pela ADCL, é um evento de cariz anual que, desde 1995, tem lugar no emblemático terreiro da Irmandade de São Torcato, na Vila de S. Torcato – Guimarães, no segundo fim-de-semana de julho, entre quinta a domingo.

Este certame afirma-se como uma celebração da identidade rural, promovendo e divulgando práticas, saberes e produtos intrinsecamente ligados ao mundo agrícola, à gastronomia, às tradições e ao artesanato da região. Trata-se de um palco de valorização das potencialidades do meio rural, onde se exaltam a diversidade, a autenticidade e a riqueza cultural que caracterizam este território.

 

Nas diferentes edições a Feira da Terra conta, em média, com a presença de 75 expositores, desde agricultores, artesãos, restaurantes, entidades de desenvolvimento local e de outras atividades que se relacionam com o mundo rural, como por exemplo, os produtores de broa de milho, enchidos, doces tradicionais e doces ou compotas.

 

A Feira da Terra tem desempenhado, ao longo das suas edições, um papel crucial na preservação da agricultura tradicional, enquanto garante da sustentabilidade ambiental e da preservação do património cultural da comunidade, colocando em destaque as propriedades dos produtos da terra, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização produtor/consumidor. Os visitantes são convidados a descobrir os sabores, aromas, cores, texturas e tradições que distinguem os produtos locais e a gastronomia regional e a conhecer as distintas peças de artesanato local e nacional, trabalhadas com mestria e paixão.

 

A par dos expositores e das diferentes mostras, a Feira da Terra oferece um programa de animação cultural diversificado: tocatas, ranchos folclóricos, grupos locais de música tradicional, animação de rua e atividades lúdicas conferem cor, som e vivacidade ao evento, num ambiente festivo e profundamente enraizado na região.

 

A Feira da Terra apresenta-se como um espaço de confluência e encontro entre a memória e o futuro e entre detentores de saberes tradicionais e as gerações mais jovens, onde a tradição dialoga com a inovação promovendo a aprendizagem com potencial para assegurar a viabilidade económica de práticas ancestrais e onde as raízes da terra continuam, ano após ano, a gerar frutos que alimentam a identidade, a cultura e a vitalidade da comunidade.

 

A ADCL, enquanto entidade promotora da iniciativa, vê na Feira da Terra não apenas uma montra do mundo rural, mas também um veículo privilegiado de divulgação das suas ações e projetos culturais, comunitários, educativos e sociais, desenvolvidos ao longo do ano em prol da comunidade.

 

A Feira da Terra conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, destacando-se, entre elas, a Câmara Municipal de Guimarães, que reconheceu o certame como evento de interesse concelhio. Este reconhecimento enaltece a relevância cultural, social e económica da Feira da Terra no contexto do território, reforçando o seu papel enquanto iniciativa promotora da identidade local e do desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

 

Com entrada livre, a Feira da Terra recebe anualmente cerca de 40.000 visitantes.