Distribuição Indireta - Cartões

PESSOAS 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão

Combater a Privação Material

Distribuição Indireta / Cartões Eletrónicos

A ADCL participou, em parceria com outras entidades, na candidatura dos concelhos de Guimarães e Vizela ao Programa Privação Material, financiado pelo PESSOAS 2030. Este programa tem como missão principal apoiar indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, assegurando a distribuição indireta de géneros alimentares e ou bens de primeira necessidade através da atribuição de cartões eletrónicos para a sua aquisição nos estabelecimentos comerciais aderentes a géneros alimentares adequados do ponto de vista nutricional.

Enquanto entidade mediadora para o Vale de S. Torcato, a ADCL assegura a identificação das pessoas beneficiárias, a distribuição dos cartões eletrónicos e o acompanhamento social das famílias.

O consórcio é coordenado pela Associação de Recolha de Excedentes Alimentares – Banco Alimentar Contra a Fome de Braga e integra as seguintes entidades mediadoras:
ADCL, Casa do Povo de Fermentões, Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Social Paroquial de Ronfe, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Fraterna, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

Objetivos do Projeto

O projeto visa mitigar a privação material e promover a integração social de pessoas mais carenciadas, em risco de pobreza ou de exclusão social, em respeito pela dignidade da pessoa humana, através da utilização de cartões eletrónicos que permitam a aquisição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade, promovendo a não estigmatização dos destinatários e o incentivo à sua autodeterminação, em linha com os princípios de uma dieta equilibrada e da autonomia e capacidade de livre escolha dos destinatários.

Atividades Desenvolvidas

  • Distribuição de cartões eletrónicos a pessoas mais carenciadas para a aquisição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade, em estabelecimentos comerciais aderentes;
  • Ações de acompanhamento associadas às ações de distribuição de cartões eletrónicos referidas no ponto anterior, especialmente direcionadas para o reforço da autonomia e capacidade de livre escolha dos destinatários, por forma a capacitá-los na otimização da gestão do orçamento familiar, na seleção dos géneros alimentares e na prevenção do desperdício, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e ou de sensibilização e informação.
  • As regras de utilização do cartão eletrónico, de acordo com o regime aplicável à vertente de combate à privação material, a realizar no decurso da entrega do cartão eletrónico aos destinatários;
  • A seleção dos géneros alimentares, de forma a promover o princípio da dieta equilibrada, a ser efetuada nos primeiros 3 meses a contar da data de entrega do cartão.

A Quem se Destina

O apoio destina-se a cidadãos ou famílias em situação de vulnerabilidade social, identificados pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado da ADCL.

Abrangência

A ADCL pode apoiar 45 cidadãos das freguesias de Aldão, Arosa, Atães, Castelões, Gominhães, Gonça, Rendufe, S. Lourenço de Selho e S. Torcato, do concelho de Guimarães.

Local de Funcionamento

O projeto funciona nas instalações da ADCL, na Rua Padre Arieira, n.º 613, S. Torcato, e no Banco de Apoio Social da Irmandade de S. Torcato, na Rua Dr. Francisco Fernandes, em S. Torcato – Guimarães.

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Contactos

Atendimento presencial: ADCL: Rua Padre Arieira, n.º 613, 4800-868 S. Torcato – Guimarães

Telefone: 253 551 071 / 913 355 064
Fax: 253 551 071
Email: adcl@adcl.org.pt

 

Duração

O projeto teve início em 18/04/2025 e termina em 28/02/2027.