Projeto Erasmus + Resilience through Empathy Learning, Bridging Digital and Social Gaps

Educação de Adultos SMALL-SCALE PARTNERSHIP – KA210

Literacia emocional e resiliência

Objetivo do projeto: promover a literacia emocional e a resiliência, disponibilizando recursos inovadores para profissionais que trabalham na inclusão social e na educação e formação, facilitando a qualidade do seu trabalho, atividades e práticas, dando-lhes novas ferramentas, metodologias e caminhos para promover a resiliência e a empatia.

A resiliência e a empatia desempenham um papel vital em cenários de incerteza, como os vividos durante a pandemia e em contextos de guerra, especialmente na nossa sociedade em evolução digital.

Em situações de vulnerabilidade, é crucial capacitar os indivíduos para lutar pelos seus direitos e promover a inclusão social.

O Projeto Re-Empathy visa atender a essas necessidades, promovendo a literacia emocional e a resiliência junto de pessoas em dificuldade.

Através de módulos e atividades de aprendizagem personalizados, este projeto visa capacitar profissionais sociais e educadores para motivar e orientar os adultos no desenvolvimento de competências sociais essenciais, crescimento pessoal e adaptabilidade.

O Projeto visa a capacitação de:

– Profissionais da educação de adultos – professores, educadores, formadores e voluntários;

– Profissionais da área social (Assistentes sociais, Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Prestadores de serviços sociais).

O principal resultado do projeto é a plataforma online, https://re.empathy-learning.eu/, através da qual se disponibiliza o curso Resilience through Empathy Learning.

Este Curso visa a promoção de aprendizagens e competências relacionadas com as temáticas da empatia e resiliência explorando uma variedade de metodologias ativas, incluindo a gamificação.

Ao disponibilizar ferramentas eficazes, o projeto procura promover conexões, envolvimento e capacitação entre aprendentes de Portugal, Itália e Dinamarca.

Parceiros do Projeto:

ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (Entidade Coordenadora)

LEADING INTERACTIVE GmbH– Alemanha

ed-consult – Dinamarca

CIAPE – CENTRO ITALIANO PER L’APPRENDIMENTO PERMANENTE – Itália

Mais informações:

eramus@adcl.org.pt

https://re.empathy-learning.eu/

https://www.facebook.com/EmpathyinNFE/

2022-1-PT01-KA210-ADU-000084444